“Dado é o novo petróleo”, você provavelmente já deve ter escutado essa expressão por aí, certo? Veja aqui o que fazer com os dados captados através do Wi-Fi.
Cada vez mais as empresas, das pequenas às grandes, precisam de dados para ajudar na tomada de decisão e na criação de ações efetivas.
A questão é que você pode obter dados de diversas formas e ferramentas, e também trabalhar esses dados de diversas maneiras. Uma dessas formas de captação é através do Wi-Fi do seu estabelecimento e utilizando da ferramenta WiFeed para isso!
Mas a captação é apenas a primeira etapa, após isso você precisa saber o que fazer com esses dados captados para que eles virem ações de relacionamento e fidelização, com o objetivo de aumentar a receita do seu estabelecimento.
E é sobre isso que vamos tratar nesse post: o que você pode fazer com os dados captados através do Wi-Fi?
Antes de entrarmos nessa parte específica, vamos lembrar quais os dados que nós, aqui do WiFeed, costumamos solicitar durante o acesso ao Wi-Fi, são eles: nome, sexo, data de nascimento, e-mail e telefone.
Sabendo que esses são os dados captados vamos a prática e trazer algumas das ações que são possíveis fazer:
- Disparos de e-mail marketing
- Envios de SMS e WhatsApp
- Criação de anúncios direcionados
- Cruzamento com outras base de dados
Essas ideias de ações sugeridas podem ser feitas pelo seu time de marketing, por uma agência de marketing ou por você mesmo, porém requerem alguns conhecimentos em termos de marketing digital como um todo.
Veja aqui os benefícios de disponibilizar Wi-Fi para clientes!
Disparo de e-mail marketing
E-mail marketing já é bem difundido e pode ser usado de forma simples e pontual ou de forma estratégica e complexa. Independente da forma como você pretende usar, o e-mail marketing com certeza serve para comunicar sua marca, seus conteúdos e seu produto ao seu cliente.
Você sabia que e-mail marketing é a tática de marketing digital mais efetiva para a retenção de clientes?
Aqui vão ideias de e-mail marketing simples:
- Promoção na data de aniversário do cliente (já que você também tem a informação do aniversário);
- Aviso de mudança de horário de atendimento ou dias festivos;
- Ofertas por tempo limitado
- Divulgação de produto ou coleção nova
E várias outras ações. Utilize da criatividade para saber o que você pode e deve comunicar ao seu cliente!
Importante! Lembre-se de ser assertivo na comunicação para não criar uma mensagem chata e às vezes insistente, a ideia não é incomodar o cliente!
Envio de SMS e WhatsApp
Além do e-mail, a gente também obtém o telefone de quem acessou o Wi-Fi. Dessa forma conseguimos enviar mensagens via SMS e WhatsApp.
As ideias de mensagens podem ser bem parecidas com as de e-mail marketing, mas devem se adequar ao canais, já que SMS devemos entregar uma mensagem bem mais curta e direta se comparado ao e-mail.
Já o WhatsApp podemos pensar em uma mensagem um pouco maior que o SMS e até mesmo no envio de alguma arte ou imagem relevante, devemos estar preparados para o retorno dessas mensagens também.
Não esqueça de fazer essas comunicações segmentadas e nunca genéricas. Você pode fazer essa segmentação por idade, por gênero, época do ano (dia das mães/pais, etc) e às vezes até por outros dados que você já possui desse mesmo cliente.
Importante! Da mesma forma do e-mail marketing, lembre-se de ser assertivo na comunicação para não incomodar o cliente!
Criação de anúncios direcionados
Aqui falaremos em específicos dos anúncios em redes sociais como Facebook Ads e Google Ads, que abrangem as redes sociais do Facebook, Instagram e diversos produtos do Google. Nesse tipo de ação você precisará de um pouco mais de conhecimento ou auxílio pois não vamos nos aprofundar no assunto, mas vamos entender melhor como funciona.
Remarketing – Impactando seu cliente das mídias
A ideia aqui nada mais é do que impactar o cliente que esteve na sua loja nas mídias sociais.
Utilizaremos do e-mail ou do telefone para “encontrar” esse cliente dentro das mídias sociais e conseguir gerar uma impactação do nosso produto no momento que o mesmo estiver navegando pelos apps.
Assim sua marca, seu produto, ou a comunicação que você estiver fazendo, vai aparecer para esse cliente, dessa forma ele recebe essa ativação em um momento não esperado por uma marca que ele já tem intimidade.
“Público frio” é aquele que ainda não conhece e não escutou muito sobre a sua marca, mas que pode vir a ter interesse nela.
Se falando sobre anúncios em mídias sociais, o que acontece é que quando você tem os dados dos seus clientes, você pode “mostrar” esses dados pro Facebook, por exemplo, e ele vai encontrar pessoas parecidas com essas que você mostrou.
Ou seja, ele estuda os interesses e características comuns desses seus clientes e tenta encontrar outras pessoas parecidas com esses interesses e características. Dessa forma, seus anúncios tendem a ter uma performance melhor, principalmente se tratando de negócios físicos.
Você sabe o que é um sistema de Wi-Fi? Precisa de ajuda para escolher um? Então da uma olhada nesse post aqui!
Quando a gente fala de cruzamento de dados, a gente se refere ao cruzamento de duas ou mais bases de dados com o intuito de compreender ainda mais a nossa clientela.
Esse tipo de ação é mais indicado para empresas com maior maturidade de dados e possibilidade de realizar esse tipo de ação.
Se você tem seu próprio programa de fidelidade e já possui uma base de dados grande, você pode cruzar essas informações com as informações provenientes do Wi-Fi e do WiFeed e encontrar relações entre elas, obtendo assim maior inteligência nesses dados.
A ideia aqui é que esse cruzamento de dados te leve a novas informações e insights sobre os seus clientes, podendo assim direcionar esforços para onde faça sentido na sua estratégia.
Bom, essas foram algumas ideias de ações que os clientes do WiFeed já vem fazendo com os dados coletados através do Wi-Fi e que vem trazendo resultados!
Gostou da ideia de poder fazer isso no seu negócio também? Então acesse aqui e fale com algum dos nossos especialistas para que possamos te ajudar!