O WinBox 4 finalmente chegou! A principal ferramenta de administração do RouterOS, desenvolvido recentemente pela Mikrotik, ganhou atualização e já está disponível na versão beta. O seu lançamento é marcado por um longo período de espera para o seu desenvolvimento.
Breve história Mikrotik
A Mikrotik, empresa letã fundada no ano de 1996, é referência de tecnologia para redes. Para usuários que não abrem mão de alta performance, ela se encaixa perfeitamente, por fornecer equipamentos robustos e acessíveis.
A WinBox, braço direito dos administradores de rede, é uma das estrelas da Mikrotik. O sistema vem facilitando a vida de quem utiliza, pelo seu acesso completo às funcionalidades do RouterO e interface simples.
O que mudou no WinBox?
A principal novidade, é que o Winbox está de cara nova, em uma versão mais clean e sem perder a identidade! O novo design conta com um menu mais organizado e o “dark mode” – que tanto os usuários tanto pediram – a Mikrotik atendeu. Esse modo proporciona uma experiência mais agradável principalmente em ambientes com pouca luz. Como podemos ver nas imagens a seguir:
Tudo isso de olho nas necessidades e na facilidade do dia a dia, claro! Além disso, durante anos o Winbox era exclusivo para Windows, limitando o alcance a outras plataformas. Agora com a versão atualizada, finalmente está disponível nos sistemas operacionais MacOs e Linux de forma nativa.
Não podemos deixar de falar sobre o desempenho. Com a sua nova arquitetura e integração com os novos sistemas operacionais, o Winbox 4 tem possibilitado carregamento e respostas mais rápidas.
O que esperar do futuro WinBox?
A Mikrotik promete que esse é apenas o começo de uma nova era. A empresa já adiantou que mais algumas novas funcionalidades para Winbox estão a caminho e que tem preparado tudo de acordo com os feedbacks dos seus usuários. A ideia é criar uma ferramenta cada vez mais completa e eficiente.
O lançamento da versão 4 do Winbox marca a história da comunidade Mikrotik e, com certeza, a nova versão já trouxe melhorias significativas.
Se você já utiliza o Winbox para gerenciar a sua rede, agora é hora de experimentar a nova versão e contribuir com o crescimento, ajudando em feedbacks de correção de bugs do sistema por meio da comunidade.
Lembrando que, por ser uma versão beta, nem todos os recursos podem funcionar corretamente. Caso haja bugs, de acordo com a fabricante, eles serão corrigidos de forma gradativa.