Se você é um provedor ou integrador e trabalha com infraestrutura de redes, você deve entender o que é um Wi-Fi inteligente e os motivos pelo qual o seu cliente precisa de um.
Para começarmos, vamos entender o que é um Wi-Fi inteligente.
De forma bem sucinta, um Wi-Fi inteligente tem como objetivo captar dados e informações dos clientes que visitam um estabelecimento e interagir com esses clientes de forma digital.
Esses dados devem ajudar o gestor a tomar decisões estratégicas mais assertivas e se relacionar melhor com seus clientes.
Essas duas atividades tem o propósito de aumentar o faturamento das empresas no longo prazo!
Além de gerar uma facilidade extrema de acesso ao Wi-Fi sem a necessidade de senhas, um Wi-Fi inteligente vai conseguir trazer outros diversos benefícios ao negócio.
Abaixo listamos esses benefícios e vamos explorar brevemente cada um deles:
- Obter dados dos clientes
- Se comunicar de forma digital com o cliente
- Entender mais o perfil do cliente
- Aplicar NPS e visualizando melhorias
- Ajudar o E-commerce a vender mais
- Estar seguro e de acordo com a LGPD e Marco Civil
- Obter retorno sobre o investimento
Obter dados dos clientes
Cada vez mais as empresas, das pequenas às grandes, precisam de dados para ajudar na tomada de decisão e na criação de ações efetivas.
Aqui do WiFeed, costumamos solicitar durante o primeiro acesso ao Wi-Fi (e única vez), as seguintes informações: nome, sexo, data de nascimento, e-mail e telefone.
Com essas informações, os gestores podem fazer várias ações para aumentar o faturamento do negócio. Iremos explorar essas ações nos próximos tópicos.
Com esses dados captados em mãos, os gestores ou o marketing do estabelecimento consegue fazer diversas ações, como:
- Disparos de e-mail marketing,
- Envios de SMS e WhatsApp,
- Criação de anúncios direcionados, e
- Cruzamento com outras bases de dados.
A gente fala mais sobre isso neste conteúdo: O que fazer com os dados captados através do Wi-Fi?
Entender mais o perfil do cliente
Com o cadastro feito pelo cliente, já é possível identificar algumas tendências no perfil dos estabelecimentos como gênero e a idade dos clientes.
Esses insights são demonstrados no sistema dessa forma:
Além dessas informações básicas, podemos fazer perguntas durante o acesso ao Wi-Fi para o usuário e acabar entendo ainda mais sobre ele, tudo isso de forma sucinta, simples e sem atrapalhar a experiência de acesso do usuário.
Aplicando NPS e visualizando melhorias
A metodologia NPS (Net Promoter Score) é muito conhecida no universo empresarial por ser muito simples e gerar grandes conclusões.
Basicamente a metodologia consiste em o usuário responder a pergunta “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa X a um amigo ou colega?”
Criar essa métrica e estar atento a ela, é crucial para compreender o grau de satisfação e fidelidade dos clientes que frequentam determinado negócio.
Ajudando o E-commerce a vender mais
Se o seu cliente tem uma loja física e vende produtos online através de um e-commerce, um Wi-Fi inteligente consegue potencializar e muito seu faturamento.
Com as informações captadas através do Wi-Fi, é possível “encontrar” seus clientes também na internet e fazer outras vendas de forma online.
Além disso, também podemos encontrar pessoas parecidas com os clientes e fazer novas vendas!
Não vamos te mostrar aqui toda a Lei e nem os termos jurídicos. Mas na prática esses novos decretos influenciam como o estabelecimento oferece o Wi-Fi ao seu cliente, e você já deve saber disso.
Ou seja, o seu cliente pode até preferir deixar seu Wi-Fi sem senha e sem a captação de cadastros, mas que ele esteja ciente dos riscos que corre e da oportunidade que pode estar perdendo.
Hoje em dia há sistemas de Wi-Fi gratuitos para captar os dados dos usuários, e com todos os benefícios que mostramos até agora, não há motivo para se manter desprotegido, não é mesmo?
Obter retorno sobre o investimento
Talvez esse seja um ótimo ponto para você integrador e provedor, pois você com certeza deve ter resistência do seu cliente quando oferta um infra de Wi-Fi e o cliente acha caro.
Mostramos aqui diversas formas de como o Wi-Fi inteligente pode aumentar a receita e trazer inteligência para o negócio do seu cliente, seja ele uma farmácia, um restaurante, um bar, um supermercado, um shopping ou qualquer estabelecimento físico.
Você aumentando a receita, é possível atribuir um Retorno Sobre o Investimento (ROI) da infraestrutura.
Ou seja, sabendo quando será investido e quais os benefícios, é possível chegar próximo de uma informação que comprova que é lucrativo investir numa infra de Wi-Fi.
Esperamos que essas dicas do WiFeed passadas aqui possam fazer com que você oferte um Wi-Fi inteligente para o seu cliente e feche mais negócios!
Conheça o WiFeed aqui e saiba como podemos te ajudar a trazer mais receita para você também!