A grande maioria das pessoas está sempre olhando para a tela de seu smartphone, tablet ou computador, por isso elencamos os benefícios de oferecer Wi-Fi gratuito aos seus clientes.
Ao observar as pessoas em locais públicos como shoppings, academias, restaurantes, supermercados e até hospitais, percebemos nitidamente a alta conectividade que encontramos hoje.
Com o avanço tecnológico, não só dos aparelhos que nos acompanham diariamente, como também das formas de conexão e comunicação, temos cada vez mais a necessidade de estarmos em constante acesso à internet.
Apesar disso, de acordo com a OpenSignal, o Brasil se encontra na 53ª posição no ranking de velocidade da internet móvel. Esses dados nos mostram que a grande maioria dos brasileiros, para estarem conectados à internet de uma forma aceitável, ainda dependem da conexão via Wi-Fi.
Vendo este problema de conectividade que muitos brasileiros enfrentam quando estão especialmente fora de casa, temos a oportunidade de transformar o limão em uma limonada e por este motivo, mostraremos neste artigo, quais são os 5 benefícios para um estabelecimento quando é disponibilizada uma rede de Wi-Fi livre para seus clientes.
#1 – Atração de novos clientes
Em um pesquisa realizada pela IPass, cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que preferem ter à disposição um sinal de wi-fi do que consumir chocolate, álcool e até fazer sexo.
Isto no mostra que, em um cenário onde buscamos estar conectados em todos os momentos do dia, a internet se transformou em algo indispensável para as pessoas. Nós chegamos ao ponto de optar por um estabelecimento que disponibiliza Wi-Fi gratuito para seus clientes ante outro estabelecimento que não disponibiliza.
O Wi-Fi então se torna um diferencial competitivo para a empresa, cabendo ao gestor divulgar, de uma forma precisa e correta, os fatores em seu negócio que agregam valor aos clientes se comparado com seus concorrentes.
#2 – Maior consumo
Quanto maior o tempo em que um cliente permanece em um estabelecimento, maior a chance de ele consumir algo. Foi constatado que 60% das pessoas ficam mais tempo em um estabelecimento que possui Wi-Fi, sendo que mais da metade dessas pessoas também afirmaram que gastaram mais dinheiro por isso.
O Wi-Fi então se torna um aliado de restaurantes, cafés, supermercados e salões de beleza, pois auxilia no aumento do ticket médio destes estabelecimentos, retendo os clientes por um maior tempo dentro dos locais de interesse.
Atualmente existe uma facilidade em achar no mercado ferramentas boas e a um preço acessível que tem o foco em analisar dados. Apesar disso, muitos empresários possuem dificuldade no primeiro procedimento para que esta análise seja possível, que é a captação desses dados e informações dos clientes.
Utilizando o Wi-Fi como uma ferramenta de captação de dados, você pode ter o cadastro de seus clientes, como também verificar informações como perfil do usuário, recorrência, tempo de permanência e as percepções que seu cliente tem sobre o seu negócio.
O WiFeed transforma qualquer Wi-Fi em uma ferramenta de captação de dados, automatizando todos esses processo acima, fazendo com que o gestor se preocupe com as demais peculiaridades de cada negócio.
#4 – Melhoria na comunicação e experiência do cliente
A forma como uma empresa se comunica com seu público e como transforma a experiência de seus clientes quando estão em seu estabelecimento, possui total correlação com a capacidade da empresa em permanecer no mercado e atingir os resultados esperados.
De acordo com os dados levantados, se tiverem à disposição um Wi-Fi livre, cerca de 53% dos clientes afirmam não ter problema em ficarem sozinhos em um estabelecimento, pois com a internet conseguem se comunicar com diversas pessoas, como também visualizar opções de entretenimento como vídeos e redes sociais.
O Wi-Fi possui essa capacidade em entregar ao gestor uma oportunidade de melhorar a experiência do usuário em sua loja, oferecendo ao seus clientes acesso à rede, desde que estes dêem um feedback, respondam uma pergunta, vejam uma ação promocional ou apenas se cadastrem.
#5 – Fidelização dos clientes
Utilizando o Wi-Fi como uma ferramenta de captação de dados, a capacidade de uma empresa em fidelizar seus cliente aumenta.
Com os dados coletados, o gestor pode fazer campanhas de e-mail marketing, oferecendo promoções para que as pessoas voltem ao seu estabelecimento, como também melhorar o atendimento e seus processos com base no comportamento, feedbacks e percepções dados pelos clientes através do Wi-Fi.
Afinal estima-se que 1 em cada 10 pessoas não vão mais à um estabelecimento por este não disponibilizar Wi-Fi.
Para que uma empresa possa prosperar e alçar voos cada vez mais altos, é necessário que alguns paradigmas sejam quebrados. O Wi-Fi não pode mais ser pensado apenas como um custo para a empresa, ele deve ser pensado como uma oportunidade em captar dados dos clientes e transformar estes dados em informações relevantes para a gestão.
Wi-Fi para clientes: como obter retorno sobre o investimento
O custo de possuir o Wi-Fi como uma ferramenta de captação de dados é irrelevante perto do retorno sobre o investimento que ele pode trazer. Tendo este aliado, as chances de cada vez mais pessoas irem em seu estabelecimento, gastarem mais e retornarem em uma próxima vez aumentam consideravelmente, pois a experiência proporcionada e a comunicação correta são grandes indicativos que uma empresa se importa com seus clientes.
Esses foram os benefícios de oferecer Wi-Fi gratuito aos seus clientes que elencamos como os mais importantes! Você precisa de uma ferramenta para gerenciar o seu Wi-Fi? Conheça o WiFeed!