Como funciona o Serviço de Valor Agregado para provedores de internet? Confira como implementar essa prática e alavancar seus resultados.
A Sigla SVA significa “Serviço de Valor Agregado” ou “Serviço de Valor Adicionado”.
Essa prática não é nova, ela já faz parte do mercado de Telecomunicações desde os anos 2000 e se consolidou um dos principais diferenciais de uma empresa no setor, principalmente para provedores de internet e telefonia. Isso porque o SVA agrega mais valor, oferece serviços extras que vão além da atividade principal oferecida.
Portanto, empresas que oferecem algum serviço ou oferta de SVA como diferencial, saem na frente da concorrência e tendem a alcançar um público maior e, consequentemente, destacar-se em seu segmento de atuação.
Pensando na importância desse tema, neste conteúdo vamos explicar detalhadamente sobre o que é o Serviço de Valor Agregado, destacar qual a importância dessa prática e quais as oportunidades que ela pode proporcionar. Continue com a gente!
O que é o Serviço de Valor Agregado?
Certamente operadoras já ofereceram algum benefício adicional para você baixar, certo? Esses serviços extras, que estão fora do pacote convencional, são chamados de SVAs.
O Serviço de Valor Agregado (SVA) são, basicamente, entregas desenvolvidas pelas empresas de telecomunicações que não têm nenhuma relação com a atividade principal. Nessa prática, também são incluídos os serviços que são contratados de maneira conjunta.
O WiFeed, por exemplo, é uma solução de marketing e inteligência de dados para o Wi-Fi das empresas, e também um SVA. Por meio da ferramenta de hotspot de marketing, as organizações podem passar a colher e estruturar um amplo volume de dados e informações sobre seus clientes e, dessa maneira, gerar ainda mais valor para o seu negócio.
Qual a importância do SVA para provedores de internet?
Empresas de diferentes segmentos e portes travam uma verdadeira batalha para se destacarem no mercado em constante transformação. Nesse cenário, o SVA tem se mostrado uma estratégia clara e eficiente para agregar mais valor, conquistar e fidelizar clientes, aumentar as vendas e tornar os ISPs referências no setor.
Essa necessidade de diferenciação foi tema de discussão no primeiro dia do PAY-TV Fórum 2024. Especialistas da Alares e da Vero, destacaram no evento as perspectivas dos ISPs em relação às estratégias de ofertas de valor agregado.
Ambos concordam que, embora o core business das duas empresas seja oferta de banda larga, os SVAs de streaming e TV paga, vêm atuando como um complemento essencial para agregar valor e impulsionar o crescimento dessas empresas. Existe uma necessidade de adaptar as estratégias para diferentes ISPs e mercados regionais, garantindo a rentabilidade e uma comunicação eficaz.
“Esses serviços agregados são fundamentais para competir no mercado, devendo ser vantajosos para clientes, acionistas e parceiros. O setor muda o tempo inteiro e os provedores precisam se posicionar como hubs de tecnologia, oferecendo em uma plataforma única que reúna banda larga, streaming e celular.” falou Rocha, CMO da Vero.
As parcerias entre ISPs e plataformas de streaming, hotspot Wi-Fi e serviços em nuvem estão se tornando cada vez mais comuns e importantes para o mercado. Ao oferecer um pacote completo de serviços, as empresas conseguem atender às necessidades dos consumidores e fortalecer suas posições no mercado.
Procurar aspectos que diferenciam a sua empresa em relação aos concorrentes, é uma das melhores estratégias a serem utilizadas. Ao contar com os serviços de SVA, a sua organização pode ter muitos desses benefícios e terá a oportunidade de complementar os ganhos.
É importante também para expandir a base de clientes, tornar essa base mais sólida e aumentar a percepção de valor da sua marca.
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Por que o SVA é considerado um diferencial?
A resposta é simples! Porque o SVA proporciona diversas oportunidades para as empresas. Primeiramente, o seu negócio pode diversificar o portfólio de produtos e, consequentemente, gerar mais valor no mercado. Além de também aumentar seu ticket médio e fidelizar mais clientes.
Outra oportunidade proporcionada pelo Serviço de Valor Agregado é a possibilidade de pagar menos tributos, falaremos a seguir mais detalhadamente. Isso porque o SVA não consta como prestação de serviço, o que dispensa o pagamento do ICMS (Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação).
Somado às vantagens fiscais, o Serviço de Valor Agregado é uma das melhores estratégias para atrair e fidelizar clientes sem precisar fazer altos investimentos, ou seja, a sua empresa tende a aproveitar melhor os recursos disponíveis.
Além disso, a organização vai agregar mais valor no mercado e conseguirá se diferenciar dos concorrentes. E uma boa ideia é a contratação de serviço de assessoria jurídica e contábil para auxiliar sua empresa nas questões tributárias.
O que levar em consideração antes de fornecer um SVA?
Antes de fornecer o SVA na sua empresa, algumas questões devem ser levadas em consideração. O primeiro passo deve ser avaliar a qualidade do seu produto e serviço principal. Tenha ciência se ele realmente gera valor e ajuda a resolver as dores de seus clientes em potencial.
Caso precise de ajustes, pense em estratégias que possam resolver eventuais gargalos, aperfeiçoar os processos e melhorar os serviços prestados aos consumidores. Tenha como um dos objetivos, melhorar a sua percepção de marca e qualidade no mercado.
Após garantir um padrão de qualidade dos serviços principais, você está pronto para o próximo passo: oferecer Serviço de Valor Agregado (SVA). No entanto, existem diversos SVAs que podem ser ofertados e nesse momento é comum surgir a seguinte dúvida: quais serviços escolher para agregar à empresa e como escolher o melhor SVA? A resposta está no detalhe!
Para escolher os melhores SVAs no seu negócio, é muito importante conhecer o perfil do seu cliente e as características da região em que atua. Ao alinhar essas questões, você terá chances concretas de ampliar as oportunidades de vendas.
Mas fique atento, a qualidade do SVA também deve ser avaliada, pois existem diversos SVAs que não entregam o que prometem. Uma escolha errada pode custar muito caro, a certa, pode transformar o seu negócio em um case de sucesso para o setor.
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Os tipos de SVA para provedores de internet
Existem alguns tipos de SVA para provedores de internet, o que vai determinar qual deve utilizar é o que faz mais sentido para o seu core business e para a sua base de clientes. Veja abaixo alguns exemplos:
SVA para clientes residenciais
- Streaming: Plataformas de vídeo e música como Netflix, Spotify, Disney+;
- Games: Acesso a jogos online como Xbox Game Pass e PlayStation Plus;
- Educacional: Bibliotecas virtuais ou plataforma de cursos: Kindle Unlimited e Google Play Books;
- Controle parental: Monitoramento de atividades online e bloqueio de sites e apps inapropriados;
- Tv por assinatura: Canais de TV ao vivo e conteúdo sob demanda, como: Globo Play, canais esportivos etc;
- Clube de Vantagens: Descontos em parceiros, acúmulo de pontos e acesso a eventos, por exemplo.
SVA para clientes PJ
- Hotspot de Wi-Fi: Oferece internet em locais estratégicos, como o WiFeed;
- Contas de e-mail corporativas: Contas de e-mail personalizadas com o próprio domínio;
- Suítes de produtividade: Pacotes Google Workspace e o Office 365, por exemplo;
- Cloud e Backup: Espaço adicional para armazenamento de arquivos;
- Segurança digital: Antivírus, Firewall e VPN
Existe uma gama de serviços agregados disponíveis no mercado e que devem ser usados para ampliar a sua oferta. Ao saber quais os objetivos da sua empresa e quais metas deseja alcançar, a escolha dos SVAs se torna muito mais simples e estratégica. Nada é imutável e o seu portfólio deve acompanhar essa evolução.
Revisite a lista sempre que achar necessário, ofereça sempre o que for mais relevante para seu cliente empresarial ou residencial.
Adaptar-se a essa nova realidade, é a chave para manter-se competitivo e em constante crescimento!
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Quais as vantagens do SVA?
Conheça os principais benefícios dessa prática
Destacamos anteriormente que o SVA proporciona benefícios significativos, incluindo fiscais, para as empresas que aderem a essa prática. Essa questão, por si só, já pode ser considerada uma grande vantagem competitiva.
Explicando melhor, o SVA é cobrado sob a legislação tributária estadual, com alíquotas que podem chegar a quase 20%. No entanto, ao enquadrar o SVA no ISS (Imposto Sobre Serviços), a cobrança é municipal e a alíquota não ultrapassa 5%. Sim, você leu certo! Isso significa que as empresas podem economizar consideravelmente em impostos, otimizando seus recursos financeiros, investindo em novas frentes e até expandindo o negócio com mais facilidade.
Desse modo, o seu negócio tende a aumentar as receitas e a também ser mais lucrativo, garantindo assim a sustentabilidade financeira de toda a operação.
Confira outros benefícios que o SVA pode proporcionar para provedores:
- Ganho de autoridade no mercado;
- Gera mais valor;
- Diversifica o portfólio de serviços de maneira estratégica;
- Variedade de ações de venda e marketing;
- Aproveita melhor os recursos financeiros;
- Aumenta a receita e a fidelidade dos clientes;
- Melhora a experiência dos assinantes.
Falando especialmente da experiência do usuário, um dado importante, é que segundo uma pesquisa da Salesforce, 88% dos consumidores consideram que a experiência que uma empresa pode oferecer é tão importante quanto seus produtos ou serviços.
Como é possível perceber, o Serviço de Valor Agregado é fundamental para empresas dos mais variados segmentos e essa lógica também se aplica para companhias do ramo de telecomunicações. Por esse motivo, vale muito a pena entender mais sobre o tema e verificar as oportunidades proporcionadas pela prática para desfrutar, ao máximo, dos benefícios que pode proporcionar.
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Gostou deste conteúdo na qual destacamos sobre o que é o Serviço de Valor Agregado e quer saber como a WiFeed pode se encaixar como um SVA para a sua empresa?
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