Você já se perguntou por que alguns provedores de internet conseguem atrair e reter clientes com facilidade, enquanto outros lutam para se destacar? A resposta pode estar no marketing para provedores.
Se sim, nós temos a resposta! O segredo está no marketing para provedores de internet e se diferenciar significa muito mais que ofertar planos.
Marketing para provedores de internet é o conjunto de estratégias e ações planejadas para promover, diferenciar e expandir os serviços de um ISP, visando atrair novos clientes, reter os existentes e fortalecer a posição da empresa no mercado competitivo de telecomunicações.
Com um marketing bem executado, seu provedor pode brilhar no mercado, garantindo que não seja esquecido. Afinal, no mundo da internet, quem não é visto, não é lembrado.
Neste guia completo, vamos desvendar as estratégias que fazem a diferença, ajudando você a transformar seu provedor em um verdadeiro sucesso.
O que é Marketing para Provedores de Internet?
O marketing para provedores de internet é uma estratégia que visa promover e vender serviços de conexão à internet de forma eficaz. É a combinação perfeita entre os meios convencionais e digitais.
Ou seja, mais do que apenas vender internet rápida, é contar a história do seu provedor de um jeito que faz os clientes pensarem “Essa é a conexão que eu quero”.
O marketing deve ter como objetivo central deve ser tornar uma marca reconhecida e respeitada, de forma que a diferencie da concorrência e crie vínculos com seus clientes e futuros clientes.
Isso inclui a implementação de campanhas, engajamento nas redes sociais, criação de conteúdo de valor, marketing de relacionamento e estratégias de SEO para melhorar a visibilidade online.
O foco é atrair novos clientes e, ao mesmo tempo, reter os existentes, maximizando a satisfação e a fidelidade a longo prazo, o que é essencial para o sucesso sustentável no mercado de telecomunicações.
Marketing para provedores de internet e a sua importância
Segundo a anatel, existem mais de 20 mil provedores de Internet no Brasil. Como o seu provedor de internet pode se destacar no meio dessa multidão?
Como falamos anteriormente, o marketing vai além da promoção de serviços e anúncios nas redes sociais. Embora muitos possam considerar que a qualidade do serviço por si só também seja suficiente, a verdade é que o mercado exige uma abordagem estratégica e voltada para o cliente.
Conheça algumas das razões pelas quais um provedor de internet deve investir em marketing:
- Aumento da visibilidade da marca;
- Diferenciação da concorrência;
- Captação e retenção de clientes;
- Educação do consumidor
- Aumento de vendas e receita
- Acompanhamento das tendências do mercado;
Percebeu como todas essas razões fazem do marketing uma oportunidade de aumentar a percepção de valor do produto/serviço oferecido? E isso pode gerar mais confiança para a sua marca, destacando o que a faz única!
Estratégia de Marketing para provedores de Internet
Antes de qualquer coisa, é preciso entender o seu cliente: para quem você vende? Quais os interesses e canais utiliza para pesquisas? Tem dúvidas e medos?
Além disso, desenvolver uma estratégia de marketing para vender planos de internet envolve uma compreensão mais profunda do mercado e até da sua própria empresa. Ao definir seus pontos fortes e fracos, você pode definir melhor as suas ações e escolher os canais certos para alcançar o seu público-alvo.
Não existe fórmula mágica! implementar uma estratégia de marketing leva tempo e esforço contínuo. Então concentre os seus esforços em otimizar a experiência do cliente e personalizar a comunicação, utilizando dados e feedbacks para refinar continuamente as ofertas e abordagens.
Como fazer um plano de marketing para provedores de internet
Imagine que você está utilizando as redes sociais e recebe anúncios do mesmo produto mas de empresas diferentes. A oferta que escolherá, provavelmente, será o que te chamou mais atenção ou que resolve algum problema que quer solucionar, certo?
Muitos provedores de internet enfrentam esse mesmo problema: como fazer com que um serviço seja notado diante de tantas opções? Bem, sem as ferramentas certas isso é quase impossível!
Um bom plano de marketing e bem estruturado ajuda a entender o seu público-alvo, o que eles procuram, como fisgá-lo e como mantê-lo fiel à sua marca. Vamos te mostrar passo a passo para ter um plano de marketing completo:
1- Faça uma análise do mercado
Analise o comportamento dos consumidores e identifique lacunas que sua empresa pode preencher. Avalie a concorrência e como eles se posicionam. Crie “personas”. Persona é uma representação fictícia do cliente ideal de uma empresa, baseada em dados reais e comportamentais dos consumidores.
Identifique a concorrência, veja como se posicionam e como você pode fazer diferente. Analise preços, promoções e campanhas publicitárias. Note que isso vai trazer mais clareza e insights para tomada de ações.
2- Conheça a sua empresa
Faça uma análise crítica detalhada para entender seus pontos fortes e as suas limitações. O que você oferece e que pode ser único para os seus clientes? Qual é o seu grande diferencial diante da concorrência e o que deve ser melhorado? Anote tudo e crie uma matriz Swot para documentar.
3- Conheça o seu ciente e defina personas
É preciso entender as necessidades, desejos, hábitos e preferências do seu público-alvo, permitindo que a empresa crie estratégias de marketing mais eficientes e personalizadas.
No caso dos provedores de internet, conhecer a persona — que são personagens fictícios criados a partir de dados e informações pessoais reais de um cliente — é fundamental para entender quais são os hábitos e necessidades deles em relação à conexão, como velocidade, estabilidade e preço, por exemplo.
Além disso, é importante conhecer seus clientes e saber quais são os canais de comunicação preferidos pelos clientes, como redes sociais, e-mail ou telefone, para que a empresa possa se comunicar de forma mais efetiva.
4- Defina os seus objetivos
Estabeleça metas claras mensuráveis e algumas mais desafiadoras. Dois bons exemplos de metas para provedores: aumentar a base de clientes ou aumentar a receita por assinante. Isso pode ser feito por meio de upselling de serviços adicionais, como pacotes de TV a cabo ou serviços de streaming de vídeo.
Independentemente das metas escolhidas, é importante que elas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Compartilhe os objetivos com o seu time, discutam e encontrem as melhores oportunidades.
5- Ações e Canais de marketing para provedores
Após compreender o mercado e definir seus objetivos, o próximo passo é escolher as ações e canais de marketing que serão utilizados para alcançar seu público-alvo.
Essa escolha é fundamental, pois diferentes canais podem ter impactos variados na sua estratégia de marketing. É necessário considerar onde seu público está mais ativo e quais formatos de comunicação são mais atraentes para ele.
A combinação certa de ações e canais pode aumentar significativamente sua visibilidade e engajamento, resultando em uma melhor captação de clientes. Vamos explorar algumas das opções e como elas podem ser integradas em sua estratégia de marketing:
Marketing Digital
O marketing digital é fundamental para qualquer plano de marketing de provedores de internet. Aqui estão os principais pontos a considerar:
- SEO: Garante que seu site seja facilmente encontrado nos motores de busca, respondendo às perguntas dos clientes;
- Marketing de Conteúdo: Desenvolva uma estratégia de conteúdo consistente, envolva-se com os seguidores e promova seus serviços de forma criativa;
- Redes Sociais: Aproveite o poder das redes sociais: identifique as plataformas mais adequadas para o seu negócio e crie perfis profissionais. Crie uma comunidade ativa e teste diferentes formatos.
- E-mail Marketing: O e-mail marketing ainda é uma das formas mais efetivas de se comunicar com os clientes e potenciais clientes. É importante criar campanhas de e-mail marketing relevantes e personalizadas para cada segmento de público;
- Google Ads: Alcança um público mais amplo e segmentado, aumentando a visibilidade do site.
Tem Webiste? Certifique-se de que ele seja responsivo, fácil de navegar e otimizado para os motores de busca.
Com essas estratégias, você pode destacar seu provedor e ao investir em marketing digital, você não apenas aumenta sua visibilidade, mas também constrói uma base sólida para atrair e reter clientes.
Branding
O branding nada mais é do que criar uma marca forte que seja reconhecida e lembrada. Defina sua marca com características visuais e valores que a tornem memorável. E lembre-se que branding não é só alcançar pessoas, é fazer com que elas conectem-se emocionalmente com a sua marca.
Eventos
Organize e participe de eventos relevantes para o seu segmento. Eventos online e presenciais trazem diferentes oportunidades. Os eventos locais, por exemplo, podem aumentar visibilidade e engajamento do seu negócio.
Uma forma eficaz e prática de acompanhar tendência do mercado, é organizando ou participando de eventos e congressos do setor. Nesse sentido, participar de eventos de telecom pode ser uma excelente oportunidade para adquirir insights, fortalecer sua posição no mercado e antecipar necessidades dos clientes.
Parcerias
Forme alianças com outras empresas e influenciadores da sua área para complementar seus serviços e expandir sua presença no mercado.
Sabe aquele cliente que já foi impactado e ainda não fechou negócio? Essa pode ser a hora de utilizar anúncios direcionados para reconquistá-lo, já que demonstrou interesse em seus serviços em algum momento.
Essas ações e canais são eficazes porque permitem que você atinja seu público-alvo de forma segmentada e personalizada. Combinando marketing digital com estratégias tradicionais, por exemplo, você pode aumentar a visibilidade da sua marca, fidelizar clientes e expandir sua presença no mercado.
6- Estabeleça um cronograma e orçamento
É sempre bom ter em mente um cronograma com prazos determinados para cumprimento de demanda. Planeje como, quando precisa finalizar cada tarefa e quem é o dono do projeto.
7- Atraia clientes
Chamar a atenção dos clientes é o primeiro passo para conquistá-los. Utilize de conteúdos relevantes e atrativos para aumentar visibilidade e aumento de tráfego para o site.
8- Relacionamento e fidelização
Invista em marketing de relacionamento Implemente suporte com atendimento rápido e humanizado para manter os clientes satisfeitos. Faça pesquisa e entenda o que está agradando e o que pode melhorar. Crie programas de fidelidade e serviços de valor para fidelizar clientes e mantê-los engajados.
Disponibilize canais de atendimento eficientes e de fácil acesso, como chat online, telefone e e-mail. Esteja sempre pronto para atender às demandas dos seus clientes e solucionar eventuais problemas.
9- Monitore os resultados
Por fim e não menos importante, é necessário avaliar continuamente o desempenho de suas campanhas e fazer ajustes conforme necessário. Isso garante que seu plano esteja no caminho certo para o sucesso.
Ao implementar essas ações, você pode transformar seu provedor em uma escolha natural para quem busca serviços de internet confiáveis. O marketing não é apenas sobre vender, é sobre criar uma experiência valiosa para os clientes.
👉Se ainda restou alguma dúvida sobre como montar um plano de Marketing para o seu provedor, assista ao conteúdo em vídeo:
Ideias de Marketing para Provedores de Internet
Como você sabe, provedores de internet enfrentam uma concorrência acirrada e precisam de maneiras para se destacarem no mercado.
Trouxemos algumas ideias de marketing específicas para provedores que podem ajudá-los a atrair e fidelizar clientes. Essas estratégias servem para promover aumento da sua base de assinantes ou melhor a sua reputação no mercado ou (por que não?), ambos.
Serviços de Valor Agregado (SVA)
Oferecer apenas internet pode ser um lugar familiar, mas não diferencia o seu provedor em nada. Uma forma eficaz de trazer essa diferenciação e agregar valor, são os SVAs. Os SVAs para provedores de internet são serviços adicionais que você pode oferecer aos clientes e vão além do básico.
Além disso, essa estratégia traz inúmeros benefícios como: diminuição de cancelamentos, redução de tributos, aumento de ticket médio, fidelização da sua base de clientes, ganho de novos clientes, diferenciação portfólio de produtos, etc.
Mas, não é qualquer serviço! Ele precisa ser útil e desejado por seu cliente. É importante que a sua empresa ofereça algo que as outras não oferecem. Existem os SVAs tanto para clientes residenciais, quanto para clientes PJ.
- Para clientes residenciais podem ser: streaming, games, plataformas de cursos, tv por assinatura, etc.
- Para clientes PJ: Hotspot Wi-Fi, Wi-Fi Marketing, contas de e-mail corporativas, segurança digital, cloud etc.
👉Assista ao vídeo sobre SVAs para provedores de internet e entenda tudo sobre essa estratégia:
Marketing local e geotargeting
Utilize estratégias de marketing local para atingir clientes em áreas específicas.
- Google Ads com palavras-chave locais: Crie campanhas com termos como “internet rápida [sua cidade]” para aparecer nas pesquisas locais.
- Parcerias com empresas locais: Colabore com negócios da região para oferecer descontos ou serviços exclusivos.
- Eventos e patrocínios locais: Participe ou organize eventos na sua comunidade local para fortalecer sua presença na área.
Promoções e descontos são uma ótima forma de atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Ofereça descontos para quem indica amigos, por exemplo, ou promoções para quem contrata um pacote de serviços.
Uma outra dica, é distribuir brindes e materiais promocionais que ajudem a divulgar a sua marca. Apesar do grande impacto do digital para o Marketing, trabalhar com o off-line também pode trazer bons resultados.
Programa de pontos e recompensa
Criar um sistema onde os clientes acumulam pontos ou recompensas são uma forma de incentivar os clientes a permanecerem com a sua empresa por mais tempo. Com um programa de fidelidade, você pode oferecer benefícios para quem já é cliente, como descontos em pacotes de serviços ou acesso a conteúdos exclusivos.
Crie planos e upgrades para os seus clientes
Como gestor de provedores de internet, é fundamental que você esteja sempre atento às necessidades dos seus clientes. Afinal, eles são a razão pela qual a sua empresa existe e, portanto, devem ser tratados com o máximo de cuidado e atenção.
Uma das formas mais eficazes de atender às necessidades dos seus clientes é oferecendo planos de internet personalizados e upgrades de serviços.
Isso significa que vocês devem estar sempre buscando maneiras de melhorar a qualidade da conexão, aumentar a velocidade de download e upload, e oferecer novas funcionalidades que possam ser úteis para os seus clientes.
Ao criar planos de internet personalizados, vocês estão dando aos seus clientes a oportunidade de escolher a opção que melhor atende às suas necessidades.
Diferenciação do serviço
Existem diversas formas de diferenciar o serviço de internet oferecido por uma empresa. Uma delas é oferecer velocidades de conexão mais altas do que a média do mercado, também ofereça atendimento personalizado ao cliente, com suporte técnico mais eficiente.
Aproveite a oportunidade e ofereça a instalação de roteadores de alta performance, a garantia de estabilidade na conexão, a possibilidade de acesso a conteúdos exclusivos e a oferta de planos personalizados para cada tipo de cliente.
Escolhemos alguns conteúdos que você pode se interessar:
Isso pode incluir planos com diferentes velocidades de conexão, limites de dados, preços e recursos adicionais, como suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Lembre-se sempre de oferecer um serviço de qualidade e estar disponível para atender às necessidades dos seus clientes.
Use Hotspot Wi-Fi elevar o marketing do seu provedor de internet
Uma estratégia bastante eficiente para provedores de internet que querem sair na frente, é a utilização de hotspots para ISPS que oferece acesso à internet em locais públicos e estratégicos, como shoppings, aeroportos, cafés, entre outros.
Com o WiFeed, essa estratégia pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca e impulsionar vendas. Veja o que mais é possível com Hotspot Wi-Fi:
Aumentar visibilidade da marca
Instalar hotspots em locais movimentados permite que você ofereça acesso gratuito à internet. Isso ajuda a atrair potenciais clientes que ainda não conhecem seus serviços. É uma ótima forma de destacar a sua marca em meio a tantas opções.
Captar clientes potenciais (leads)
Além disso, os hotspots também podem ser utilizados para captar leads. Ao oferecer acesso à internet em troca de um cadastro simples, é possível coletar informações valiosas sobre potenciais clientes, como nome, e-mail e telefone. Esses dados podem ser utilizados posteriormente em campanhas de marketing direcionadas, aumentando as chances de conversão em vendas.
Experiência de conexão de qualidade
Outra vantagem dos hotspots é que eles permitem que o provedor de internet ofereça uma experiência de navegação de alta qualidade para seus clientes. Ao utilizar equipamentos de última geração e uma rede de alta velocidade, é possível garantir uma conexão estável e rápida para os usuários, o que pode ser um diferencial competitivo.
Economia e exposição natural
Usar hotspots é uma estratégia econômica. Ao instalar equipamentos em locais públicos, você reduz custos com publicidade tradicional e alcança um público mais amplo de forma natural. Como dizem, “quem não é visto, não é lembrado” – e os hotspots garantem que sua marca esteja sempre presente.
Invista em marketing para o seu Provedor de Internet crescer
Hoje é até difícil para o cliente escolher um serviço com tantas opões de planos de internet. Investir em marketing é como dar um empurrãozinho para que seu negócio decole e atraia mais clientes.
Como vimos, com estratégias bem planejadas e uma abordagem criativa, você pode não apenas aumentar a visibilidade da sua marca, mas também criar uma experiência completa e valiosa para seus clientes.
O Hotspot Wi-Fi inteligente do WiFeed pode ser uma ferramenta valiosa para os provedores de internet melhorarem seu plano de marketing, ao trazer uma nova experiência de internet aos seus clientes.
Utillize o WiFeed também como uma ferramenta de marketing direto e envie mensagens personalizadas aos usuários que se conectam ao hotspot.
Conte com a nossa ajuda para oferecer o melhor serviço de conexão e de SVA aos seus clientes. Atendemos mais de 500 provedores de internet parceiros em todos o país.
Entre em contato com o nosso time e personalize a sua estratégia com nossa solução de Hotspot Wi-Fi e Wi-fi Marketing.