Crescimento de Fibra Óptica desacelera e mercado brasileiro busca novos rumos.
A era de ouro da fibra óptica no Brasil: Será que o crescimento explosivo que vinha acontecendo em meados de 2017, já pode estar chegando ao fim? Dados recentes revelam que o número de novos acessos de fibra adicionados já não acompanha o passado e isso leva o mercado de telecomunicações a um momento de reflexão.
A desaceleração fibra óptica é evidente. No Brasil, em 2023, foram registrados 4,25 milhões de novos acessos de fibra, impulsionando um crescimento total de 3,06 milhões – uma diferença de 28% na base.
O padrão é bastante curioso: a fibra vem ganhando espaço ao substituir tecnologias mais antigas, como o coaxial e o metálico. Essas tecnologias representam cerca de 19% da base de acessos, somando ainda quase 10 milhões de usuários.
Essa tendência se mantém em 2024. Até o momento, registraram-se 1,79 milhão de novos acessos de fibra, resultando em um crescimento total de quase 2 milhões.
Dados da Anatel indicam que o Brasil encerrou o mês de setembro com 50,8 milhões de acessos banda larga fixa. Esse dado mostra que a fibra óptica continua a avançar e o mercado continua em aceleração. O ritmo geral do setor, no entanto, é mais lento em comparação aos anos anteriores.
O que isso significa?
A desaceleração do crescimento da fibra óptica indica que o mercado de telecomunicações está passando por uma fase de transição e atingindo, talvez, a maturidade. A alta demanda por internet mais veloz, impulsionada pela pandemia da COVID-19, parece estar se estabilizando. Além disso, a concorrência entre as operadoras nunca esteve tão acirrada, com novas tecnologias surgindo como alternativas, como o 5G, por exemplo.
Apesar da desaceleração, é importante destacar que, a fibra óptica ainda é a tecnologia mais desejada pelos consumidores e a competição por esses clientes está mais intensa do que nunca.
Os desafios agora são um pouco diferentes: é preciso manter a base engajada e ativa, oferecendo produtos e serviços mais competitivos. Para os provedores de internet e todo o ecossistema de telecomunicações, o momento, sem dúvidas, pede uma nova abordagem estratégica nos negócios.
Provedores de internet, especialmente os de médio e pequeno porte, podem ver nessa mudança uma oportunidade para diversificar suas ofertas, explorar novas tecnologias e aumentar o investimento em melhor infraestrutura. No entanto, o desafio está em como fazê-lo de forma sustentável e adaptada às demandas atuais.
Sobre o Futuro
Podemos dizer que o futuro do mercado de banda larga no Brasil é incerto. A desaceleração do crescimento da fibra óptica pode levar as operadoras a investirem em outras tecnologias ou a buscar novas formas de atrair clientes, como a oferta de pacotes mais personalizados.
Uma coisa é certa: o mercado de telecom está evoluindo, mas agora de outra perspectiva, e os consumidores são os maiores beneficiados por essas mudanças.