Se você já acompanha o nosso blog, sabe que seu Wi-Fi pode oferecer muito mais do que apenas acesso à internet. Aliando a disponibilização de Wi-Fi a um software, como o WiFeed, você pode obter dados dos seus clientes, impactá-los dentro do seu estabelecimento com propagandas direcionadas e ainda facilitar o acesso à internet.
Cada um desses benefícios do uso do Wi-Fi inteligente traz vantagens ao seu negócio, principalmente se aproveitados da melhor maneira possível. Por exemplo, com a obtenção de dados dos seus clientes, você passa a ter várias possibilidades de uso desses dados.
Uma dessas possibilidades é a construção de uma base de e-mail dos seus clientes e o envio de campanhas personalizadas, aumentando a fidelização dos mesmos. Nesse conteúdo, vamos trazer alguns números que provam porque a fidelização de clientes é vantajosa para o seu negócio, além de dicas de campanhas que você montar para fidelizar a sua base!
Por que fidelizar?
Antes de entender como o e-mail marketing pode te ajudar a fidelizar seus clientes, vamos entender a importância da fidelização com alguns dados. O economista e maior nome do marketing, Philip Kotler, nos mostra através de seus estudos que vender para um cliente novo é entre 5 e 7 vezes mais difícil do que vender para alguém que já comprou com você.
Além disso, um aumento de 5% na fidelização de clientes pode significar um aumento de 25% a 100% no lucro médio deles. Isso acontece porque a estratégia de fidelização, principalmente via e-mail, é mais barata e você pode utilizar de gatilhos mentais nas mensagens para que o ticket médio desses clientes aumente.
A fidelização de clientes, além de custar menos para sua empresa, também traz previsibilidade para o seu negócio pois te permite ter um volume regular de compras. Mais do que isso, se o seu estabelecimento possui dias com maior movimentação que outros, você pode equalizar essa conta com ações para que os clientes fiéis te visitem nos dias de menor movimento.
Como se todas essas vantagens da fidelização não fossem o suficiente, vamos trazer mais uma: um cliente fiel e satisfeito indica a sua empresa para pelo menos mais três pessoas, tornando-se um ótimo vendedor da sua marca!
Como o e-mail marketing ajuda a fidelizar seus clientes
E-mail marketing já é bem difundido e pode ser usado de forma simples e pontual ou de forma estratégica e complexa. Independente da forma como você pretende usar, o e-mail marketing com certeza serve para comunicar sua marca, seus conteúdos e seu produto ao seu cliente.
Você sabia que e-mail marketing é a tática de marketing digital mais efetiva para a retenção de clientes?
Antes de entrarmos nessa parte específica, vamos lembrar quais os dados que nós, aqui do WiFeed, costumamos solicitar durante o acesso ao Wi-Fi, são eles: nome, sexo, data de nascimento, e-mail e telefone. Aqui vão ideias de e-mail marketing simples:
- Promoção na data de aniversário do cliente (já que você também tem a informação do aniversário);
- Aviso de mudança de horário de atendimento ou dias festivos;
- Ofertas por tempo limitado
- Divulgação de produto ou coleção nova
Além dessas ações mais simples, você pode criar estratégias em cima de outros gatilhos, como:
Lista VIP
Todo cliente, principalmente os fidelizados, querem ser considerados especiais e importantes para o seu negócio. A criação de uma lista VIP, com comunicação personalizada, pode ajudar na fidelização desses clientes e também no aumento do fluxo de indicações por parte dessas pessoas.
Para essa lista, você pode tanto criar promoções especiais, quanto oferecer acesso à pré-venda de produtos ou até produtos/serviços exclusivos. Essas ações podem fazer com que o ticket médio do seu estabelecimento aumente e até mesmo o lucro líquido por cliente, como mencionado anteriormente.
Agradecimentos
Gentileza gera gentileza! Outra ação que pode aumentar o nível de satisfação dos seus clientes é mandar um e-mail de agradecimento depois da visita dele no seu estabelecimento.
Esse tipo de ação não é algo comum nos dias de hoje, portanto você vai passar um interesse genuíno e se diferenciar da concorrência.
Pesquisas
Utilizar sua base de clientes para realizar pesquisas via e-mail é uma boa estratégia quando se trata de fidelizar clientes. Isso porque, o cliente que receber a pesquisa, pode receber algum incentivo para respondê-la, fazendo com que o mesmo retorne ao seu estabelecimento.
Além disso, clientes que avaliam o seu produto/serviço tendem a ter um relacionamento duradouro com a sua marca, uma vez que eles se importam com a melhoria do que consomem. É importante também levar a sério os feedbacks recebidos nas pesquisas para que o cliente não se sinta frustrado.
Equalizando a movimentação
Outra estratégia que auxilia tanto na fidelização dos clientes quanto na previsibilidade de vendas do seu estabelecimento é o envio de comunicação visando equalizar o movimento.
Se o seu estabelecimento recebe mais visitas durante o final de semana, você pode enviar uma promoção para uma das suas listas (a VIP por exemplo), condicionando-a a ida ao estabelecimento durante os dias de menor movimento.
Além dessas, existem várias outras ações de acordo com o seu objetivo. Utilize da criatividade para saber o que você pode e deve comunicar ao seu cliente!
Importante! Lembre-se de ser assertivo na comunicação para não criar uma mensagem chata e às vezes insistente, a ideia não é incomodar o cliente!