A tecnologia de redes Wi-Fi surgiu a partir de uma necessidade de conectar dispositivos eletrônicos sem a limitação dos cabos, permitindo a transmissão de dados, voz e vídeo de forma flexível, prática e eficiente.
Hoje, uma rede sem fio já significa muito mais que conexão, agora é sinônimo de infraestrutura, inteligência, segurança e, principalmente, e sobrevivência no meio digital.
Estamos falando de uma tecnologia que é uma engrenagem que move, tanto a indústria, quanto apps de delivery que usamos todos os dias. Não é exagero dizer que, sem um Wi-Fi premium, empresas e usuários estão fadados a ficar para trás em um mercado cada vez mais competitivo e hiperconectado.
Neste conteúdo, reunimos as 10 previsões para o Wi-Fi em 2025 e como elas prometem deixar a rede mais inteligente, mais segura, mais estratégica e personalizada para os usuários.
Se você gosta de se manter atualizado e conectado com a melhores tendências de conexão, continue lendo o conteúdo!
As 10 previsões para Wi-Fi
A seguir, mostraremos as principais previsões de para 2025 e destacaremos como essas tendências que ajudar a construir experiências cada vez melhores, com mais segurança, personalização e flexibilidade.
- Wi-Fi como serviço
- Wi-Fi 7
- Redes ajustadas por IA
- Wi-Fi e 5G
- Segurança como prioridade
- Experiência do cliente em evidência
- Wi-Fi na indústria
- Wi-Fi para dados
- Sustentabillidade
- Redes personalizadas
Wi-Fi como serviço
Esqueça de vez o velho modelo de instalar roteador e torcer para que funcione. Aqui, as empresas vão preferir assinar rede sem fio como serviço diferenciado, com mais flexibilidade, escalabilidade e menos dor de cabeça.
Então, a certeza é uma só: quem não entregar valor, vai abrir espaço para a concorrência.
Wi-Fi 7
A nova versão do Wi-Fi, o Wi-Fi 7, é capaz de entregar velocidades de até 46 Gb/s, com o mínimo de latência e suporte para multiplos dispositivos conectados simultaneamente. Essa inovação já é indispensável para ambientes corporativos, indústrias e cidades inteligentes.
Redes ajustadas por IA
A Inteligência Artificial (IA) chegou para revolucionar tudo ao nosso redor e não poderia ser diferente com as redes sem fio. Essa tecnologia é capaz de prever, ajustar e corrigir problemas antes mesmo do usuário perceber.
As possibilidades são infinitas, também é possível diagnóstico automático e preciso, análise de tráfego e defesa contra ameaças em tempo real, sem precisar de tanto suporte técnico.
Wi-Fi e 5G
Wi-Fi e 5G vão trabalhar juntos, integrando redes móveis e fixas. Para empresas, isso significa mais flexibilidade e conectividade até onde o cabeamento não chega ou onde a conexão sem fio sozinha não dá conta.
Segurança como prioridade
A segurança do Wi-Fi continuará sendo prioridade. Com o aumento exponencial de dispositivos conectados e a evolução constante das ameaças cibernéticas, a proteção dos dados deixou de ser um diferencial para se tornar uma exigência inegociável.
Recursos como criptografia avançada (WPA3), autenticação multifatorial, segmentação de redes, filtro de conteúdo e monitoramento contínuo são indispensáveis para garantir a integridade das informações e a continuidade dos negócios.
Deixamos um alerta: no segundo semestre de 2024, as empresas sofreram em média, 1.636 ciberataques por semana. Um aumento de 30% em relação ao ano anterior.
Em um cenário cada vez mais conectado, negligenciar a segurança é expor o negócio a perdas financeiras e danos irreparáveis à imagem institucional.
Experiência do cliente em evidência
O usuário deseja um Wi-Fi que funcione e seja rápido e fácil de acessar. A ideia é entregar um serviço que funcione e não oscile!
Hoje, já é possível oferecer alguns diferenciais para fidelizar e aumentar as vendas como: personalização de redes, login simplificado, campanhas de marketing para engajamento e relacionamento e suporte ágil e humanizado.
Wi-Fi na indústria
Na fábrica uma rede sem fio funciona como um elo de ligação entre máquinas e sistemas de gestão. As empresas buscam por produtividade e parar a produção por queda de conexão pode custar caro.
A exemplo do Wi-Fi 7. Há um movimento de adoção dessa tecnologia primeiramente por empresas que não abrem mão da qualidade e estabilidade na conexão.
Wi-Fi para dados
O Wi-Fi já pode ser utilizado como uma ferramenta de captura, análise e gestão de dados. Cada usuário que se conecta é uma oportunidade para entender padrões de comportamento para gerar novas receitas.
Plataformas de Hotspot Wi-Fi, por exemplo, capturam informações em formulários de cadastro (nome, e-mail, telefone, entre outros), além de dados comportamentais como horários de pico, tempo de permanência, áreas mais frequentadas e frequência de retorno ao local.
Esses dados são automaticamente integrados ao banco de dados da empresa, criando uma base rica para análise e ação. Tudo isso em conformidade com a lei: LGPD e Marco Civil da Internet.
Sustentabillidade
Empresas que investem em ESG (Ambiental, Social e Governança) também devem buscar por tecnologias de rede que gastem menos energia e sejam mais inteligentes na gestão de recursos.
O Wi-Fi7 é um exemplo disso, a tecnologia chega com a promessa de menos gasto energético e tem potencial de reduzir a pegada de carbono, embora não seja uma solução definitiva.
Redes personalizadas
Cada empresa, evento ou loja pode ter uma rede personalizada e ajustada ao seu perfil, com comunicação visual que transmita a cara da marca, políticas de acesso, segmentação de usuários e integrações específicas para o seu negócio, etc.
Como podemos perceber, 2025 mostra um cenário estratégico em suas previsões. É latente a necessidade de colocar segurança, equilíbrio e escalabilidade no centro das discussões.
Apostar em inovação e construir parcerias sólidas é o caminho para garantir que o Wi-Fi siga sendo fundamental na digitalização. As redes wireless são capazes de expandir negócios e fortalecer comunidades em vários cantos do mundo.
Quem lidera a inovação não apenas acompanha o futuro, mas o constrói.
Se você quer estar à frente dessa inovação, conheça o WiFeed: uma plataforma que transforma redes sem fio em experiência, inteligência e resultado. Gestão centralizada, segurança, automação e personalização para provedores e empresas que não aceitam ficar para trás.
Fale com o nosso time e descubra como o WiFeed pode mudar de vez a gestão de rede da sua empresa.